Toxina Botulínica
A toxina botulínica é um dos procedimentos mais realizados na cosmiatria por ser simples, rápido e extremamente eficaz. É realizado no consultório, pelo médico, e pode ser feito em qualquer época do ano. Através de injeções, a toxina botulínica é aplicada nos músculos da face e pescoço. Seu efeito se inicia em 48 a 72 horas após a aplicação e dura em média de 4 a 6 meses. Portanto, recomendamos sua aplicação 2 vezes ao ano.
A aplicação da toxina botulínica atua paralisando alguns músculos responsáveis pela mímica facial que devido movimentação repetida levam à formação de linhas de expressão indesejáveis, as chamadas rugas de expressão ou rugas dinâmicas. São exemplos: linhas ao redor dos olhos (“pés de galinha”), linhas em cima dos lábios (“código de barras”), linhas na testa, linhas entre as sobrancelhas (“cara de bravo”), rugas nasais e até mesmo para levantar a ponta do nariz.
Dessa maneira, além de tratar rugas dinâmicas já existentes ela também previne futuras (já que o paciente para de repetir movimentos rotineiros e fica “treinado”a usar menos aquela musculatura).
É fundamental, além do conhecimento profundo da técnica, habilidade e planejamento para que haja harmonia e naturalidade no resultado final.
Pode e deve ser associada a outros procedimentos para tratamento global da face.
Também é indicada para tratamento de bruxismo através do relaxamento do músculo masseter.
Na enxaqueca crônica, pode auxiliar na diminuição da frequência das crises e na sua intensidade através do relaxamento de músculos que contribuem para a enxaqueca pela tensão muscular. O efeito dura em média 5 meses.
Aplicada na pele das axilas, no couro cabeludo ou nas regiões palmo-plantares a toxina botulínica paralisa as glândulas sudoríparas na região levando a diminuição importante da sudorese no local. Uma única aplicação tem efeito por meses (em média 9 meses) e a aplicação pode ser repetida todo ano (1 a 2 vezes ao ano).
Outra aplicação menos comentada, porém não menos realizada é a aplicação íntima, em casos de vaginismo. Aproximadamente 2 em 1000 mulheres tem vaginismo. Devido a constrangimento, vergonha, ou muitas vezes diagnóstico incorreto, as mulheres não procuram ajuda. A aplicação de toxina botulínica ajuda o relaxamento dos músculos da região com melhora dos sintomas.
Principais Contra-Indicações:
• Doenças Neuromusculares
• Uso de antibióticos do grupo aminoglicosídeos
• Doenças Imunológicas e oftalmológicas com comprometimento muscular
• Gravidez
• Processos inflamatórios e/ou infecciosos no local da aplicação
Pós-procedimento
No pós- procedimento da toxina botulínica não massagear nem manipular os locais de aplicação por 4 horas, evitar esforço físico de alto impacto por 24h.
Se houver inchaço ou hematoma no local da aplicação, o que é muito raro, comunicar seu médico. Dores leves no local ou dor de cabeça podem ocorrer após a aplicação e desaparecem em 24 horas (também raro).
Encontre a Koza
Rua Dr. Renato Paes de Barros, 714
13º andar | Itaim Bibi | São Paulo
11 94240.1188 | 11 3168.3883
koza@kozadermatologia.com.br
→ Clique e agende sua consulta pelo WhatsApp
Encontre a Koza
Rua Dr. Renato Paes de Barros, 714
13º andar | Itaim Bibi | São Paulo
11 94240.1188 | 11 3168.3883
koza@kozadermatologia.com.br
→ Clique e agende sua consulta pelo WhatsApp
Responsável técnico: Dra. Paola Pomerantzeff – Dermatologia – CRM 115941 /RQE 29608 © 2023 KOZA Dermatologia.