Hemangioma

O hemangioma é uma lesão benigna resultante da proliferação de vasos sanguíneos em uma determinada área. Aparece na pele como manchas ou tumorações, avermelhadas ou arroxeadas. Na maioria dos casos são assintomáticos.

A mancha vinho do Porto é uma malformação arteriovenosa (MAV) presente ao nascimento e que não regride espontaneamente. O tratamento de escolha é o laser que atua especificamente em lesões vasculares.

O hemangioma neonatal não apresenta nenhuma gravidade. É superficial e assintomático. A única preocupação é estética. Está presente ao nascimento e pode ser facilmente reconhecido: se o recém-nascido chora, faz força para evacuar ou é exposto ao calor a mancha fica mais escura; e se fizermos leve compressão local a mancha fica mais clara e quase desaparece. Esse hemangioma desaparece espontaneamente em 90% dos casos.

Outro hemangioma, é o hemangioma infantil, ou hemangioma da infância (HI), tumor benigno mais comum nessa faixa etária. As lesões podem raramente estar presentes ao nascimento, mas praticamente todos os HI estão visíveis ao final do primeiro mês de vida. Acomete mais meninas que meninos (proporção de 5:1), recém-nascidos prematuros e de baixo peso, e crianças cujas mães se submeteram a exames invasivos (biópsia de placenta, aspiração de líquido amniótico) durante a gravidez. O HI apresenta uma evolução bem característica.

Durante o primeiro ano de vida, especialmente nos quatro primeiros meses, observa-se um crescimento rápido da área e do volume. A partir de então, a lesão interrompe seu crescimento e começa uma lenta e longa involução. Portanto, todos os hemangiomas, de forma completa ou praticamente completa, desaparecem espontaneamente ao longo da vida. Esse fato faz com que, na maioria dos casos, o tratamento possa se limitar a apenas observar a evolução do HI, sem necessidade de medicamentos ou cirurgias. Porém, pode haver complicações e a mais comum é a ulceração.

Além de ser muito dolorosa, pode resultar em sangramentos e infecções secundárias. Os HI com maior risco de ulceração são aqueles localizados em áreas de atrito (área das fraldas, cotovelos, ombro e joelhos), nos lábios, e as lesões de grandes dimensões. Todos os pacientes que apresentam mais de cinco lesões de HI devem ser avaliados com exames de imagem (ultrassom, tomografia ou ressonância) para detectar a presença de hemangiomas em órgãos internos, especialmente o fígado. Lesões de grandes dimensões, quando não tratadas adequadamente, podem resultar em importante comprometimento estético.

As lesões são assintomáticas, a não ser que ulcerem e apresentem dor.

As lesões de pequenas dimensões e não ulceradas, aquelas que não apresentam risco de comprometimento estético e não prejudiquem o funcionamento de um órgão, podem ser simplesmente acompanhadas em intervalos regulares.

A droga mais empregada atualmente para os casos que requerem tratamento são betabloqueadores orais (propranolol). Caso haja indicação de tratamento, o que é determinado pelo médico, ele deve ser iniciado o mais precocemente possível já que os hemangiomas atingem 80% do seu volume total nos primeiros quatro meses de vida, e deve ser mantido durante todo o primeiro ano de vida.

Outros métodos que podem ser utilizados incluem os betabloqueadores tópicos (colírios), lasers, corticoides orais e cirurgia. Não há como prevenir.

Na idade adulta, os hemangiomas, que em alguns casos incomodam por serem inestéticos, podem ser tratados com lasers específicos.