Estrófulo

Estrófulo, Prurigo estrófulo ou Urticária Infantil é um quadro muito peculiar da infância, que surge em decorrência de uma reação de hipersensibilidade à picada de insetos (mosquitos, pulgas, percevejos, piolhos de animais). É frequente seu aparecimento após frequentar lugares com muitos mosquitos ou após contato com animais, como cães e gatos infectados por pulgas.

As lesões características são pequenas pápulas com vesículas (pequenas lesões elevadas e avermelhadas com pequena bolha na superfície). Se localizam, mais comumente, em áreas expostas e coçam muito o que pode levar a criança a se escoriar e consequentemente ocorrer infecção secundária. Essas lesões permanecem na pele por vários dias e podem surgir novas lesões mesmo que não hajam novas picadas.

Em geral essa hipersensibilidade desaparece na puberdade.

Após diagnóstico clínico o tratamento básico consiste em controlar a coceira e a reação inflamatória causada pela hipersensibilidade. Se houver infecção bacteriana secundária deve ser tratada com antibióticos tópicos ou orais dependendo de cada caso.

A prevenção deve ser feita pelo uso de repelentes tópicos ou via orais, tratamento de animais domésticos com inseticidas e medidas preventivas contra picadas.