Dermatite de Contato

A dermatite de contato (ou eczema de contato) é uma reação inflamatória na pele decorrente da exposição a um agente capaz de causar irritação ou alergia. Existem dois tipos de dermatite de contato, a irritativa e a alérgica.

Os sintomas são variáveis e dependem da causa: ardor ou queimação até intensa coceira (prurido). As reações alérgicas podem ocorrer imediatamente após o contato da pele com o produto em questão ou meses após a exposição a uma substância, o que pode dificultar na descoberta do agente causador da alergia ou irritação.

O diagnóstico baseia-se principalmente no exame da pele e no histórico de exposição a um agente irritante ou alergênico. Deve ser realizado o teste de contato, em alguns casos específicos, a fim de ser identificada a substância sensibilizante.

O tratamento depende muito da extensão e da gravidade do quadro. Um dos primeiros passos inclui a remoção de qualquer vestígio do irritante ou alérgeno que possa ter permanecido na pele. Cremes ou pomadas são utilizados para reduzir a inflamação da pele.

Em casos nos quais o paciente sinta muita coceira, e/ou nos casos mais graves, pode ser necessário o uso de medicamentos orais.

Emolientes e hidratantes também auxiliam na reparação e proteção.  Eles são utilizados nas fases de resolução, além de ser parte fundamental para a prevenção da dermatite de contato. Em caso de alergia, a pessoa jamais deve se automedicar ou buscar “soluções mágicas”, pois elas podem agravar ainda mais o problema. O correto é sempre procurar um dermatologista.

Deve-se identificar o agente irritante ou alergênico que desencadeou a dermatite e evitá-lo. Usar produtos hipoalergênicos e lavar as mãos após a exposição a substâncias que podem provocar  irritação também ajuda na prevenção.