Subcisão (celulite e cicatriz de acne)

Essa técnica foi descrita em 1995 como alternativa cirúrgica para rugas e cicatrizes deprimidas da pele. Posteriormente, em 1997 começou a ser utilizada para tratamento de celulite e sequelas de lipoaspiracão.

É uma cirurgia subcutânea, sem incisão, realizada em consultório. É um procedimento simples e seguro. Com uma agulha, introduzida na pele, são rompidos os septos fibrosos subcutâneos (“traves de fibrose” que puxam a superfície da pele para baixo).

O número de sessões dependerá do tamanho, profundidade e localização do defeito, além da resposta individual de cada paciente.

No pós procedimento é normal a formação de hematomas (além dos septos fibrosos, vasos subcutâneos também são rompidos levando a sangramento e formação de hematomas). A formação do hematoma é importante porque vai ajudar na produção do colágeno novo que vai preenchendo o local tratado e dando o aspecto de relevo mais uniforme à pele tratada. Como a produção de colágeno é lenta, além da melhora imediata pela ruptura dos septos fibrosos há uma melhora progressiva alguns meses após o tratamento pelo aumento de colágeno local.

Pode ser utilizada para correção de celulite de grau avançado e cicatrizes deprimidas de acne e outras alterações do relevo da pele.

É muito importante uma avaliação criteriosa por um dermatologista experiente na indicação dessa técnica, já que se mal indicada pode levar a piora da cicatriz ou do defeito.

As contraindicações seriam antecedentes pessoais tais como: queloide, tabagismo, infecção ativa no local, doenças sistêmicas não controladas e expectativas irreais do paciente em relação ao procedimento.

É normal ocorrer inchaço e hematomas nos locais tratados. Orienta-se evitar atividades físicas por 10 a 15 dias dependendo da extensão do procedimento, assim como evitar exposição solar enquanto os hematomas estiverem visíveis na pele do paciente.

As complicações (manchas, cicatrizes, infecção) são raras quando a subcisão é realizada de forma correta e com indicação precisa. No entanto, podem ocorrer quando mal indicadas ou realizadas de forma incorreta. As orientações médicas devem ser seguidas pelo paciente afim de evitar tais complicações.