Tratamentos

Melasma

O melasma se caracteriza por manchas castanhas (mais ou menos escuras) na pele, mais comumente na face, mas também pode ser extra-facial (nos braços, pescoço e colo). Afeta mais frequentemente as mulheres, mas também pode ocorrer nos homens. Resulta da elevação dos níveis de hormônios femininos e da exposição à luz solar e à luz visível.

Ele pode surgir na gravidez ou por reposições hormonais exógenas como por exemplo o uso de anticoncepcionais orais.

O pigmento do melasma pode estar depositado em diferentes camadas da pele, sendo encontrado em camadas cutâneas mais superficiais (melhor resposta ao tratamento) ou mais profundas. Além do depósito de pigmento, em alguns casos, é possível observar a participação de componente vascular. Essas alterações vasculares restritas às áreas de melasma tem relevância em termos da abordagem terapêutica.

Manchas escuras ou acastanhadas começam a aparecer na face, principalmente nas maçãs do rosto, testa, nariz e lábio superior (o chamado buço). As manchas têm formatos irregulares e bem definidos, sendo geralmente simétricas (iguais nos dois lados).

Muitas vezes, as pessoas com melasma podem agravar a condição com um tratamento ou procedimento inadequado, ocorrendo piora importante das manchas. A exposição solar é fator desencadeante e agravante, devendo sempre ser evitada.

A restrição à exposição solar é indispensável! Não só do rosto, mas de todo o corpo. Os fotoprotetores devem ser químicos e físicos.

O dermatologista é o profissional mais indicado para diagnosticar e tratar esta condição. Os tratamentos variam, mas sempre compreendem orientações de proteção contra raios ultravioleta e à luz visível, que deve ser redobrada quando se inicia o tratamento. Se houver exposição solar durante um tratamento, a mancha pode escurecer ainda mais ao invés de clarear.

As terapias disponíveis para o melasma são muitas, aqui destacamos o uso de medicamentos tópicos e procedimentos para o clareamento. Entre os procedimentos mais realizados estão os peelings e microagulhamento. É importante salientar, entretanto, que o tratamento do melasma sempre prevê um conjunto de medidas para clarear, estabilizar e impedir que o pigmento volte.

A seguir alguns dos procedimentos indicados

Fotoproteção: O ponto de partida para que o tratamento tenha efeito é a proteção contra os raios solares.

As pessoas acometidas por melasma devem aplicar um filtro solar potente, físico (proteção contra luz visível) e químico (proteção contra luz ultravioleta), com FPS alto nas regiões afetadas. Em especial, procurar por filtros que tenham proteções contra os raios ultravioleta A (UVA) e ultravioleta B (UVB).

Cremes: A decisão do dermatologista entre o uso de um ou outro ativo depende do tipo de pele do paciente, da presença ou não de alteração vascular no melasma, sensibilidade aos ativos, etc.

Peelings químicos: Os peelings de ácido retinoico e outros peelings clareadores podem ser utilizados para o melasma e clarear a pele de forma gradual e até mais rapidamente do que os cremes.

Existem diversos tipos de peelings, alguns mais superficiais (e mais seguros) e outros que atingem camadas mais profundas da pele. Os mais superficiais são os mais utilizados para melasma.

Microagulhamento: O microagulhamento tem se mostrado excelente tratamento para o melasma. São necessárias em média 3 sessões com intervalos mensais.

Lasers: O aparelho de eleição para o tratamento do melasma é o laser Nd:Yag 1064nm Q-Switched.

Geralmente são necessárias de 6 a 10 sessões com intervalos semanais.

Prevenção

A maior prevenção para o melasma é a proteção solar.

As medidas de proteção devem ser realizadas diariamente, mesmo que o dia esteja nublado ou chuvoso.

Como o melasma pigmenta também com a luz visível, os filtros solares comuns não protegem totalmente as pessoas com melasma. Por isso, devem-se associar à fotoproteção filtros físicos, que protegem da luz visível.

Toda a medida que evite a exposição solar da região acometida deve ser estimulada.

Leaflet | © OpenStreetMap contributors

Encontre a Koza

Rua Dr. Renato Paes de Barros, 714
13º andar | Itaim Bibi | São Paulo

WazeGoogle Maps

11 94240.1188 | 11 3168.3883
koza@kozadermatologia.com.br

→ Clique e agende sua consulta pelo WhatsApp

Encontre a Koza

Rua Dr. Renato Paes de Barros, 714
13º andar | Itaim Bibi | São Paulo

WazeGoogle Maps

11 94240.1188 | 11 3168.3883
koza@kozadermatologia.com.br

→ Clique e agende sua consulta pelo WhatsApp

Responsável técnico: Dra. Paola Pomerantzeff – Dermatologia – CRM 115941 /RQE 29608 © 2023 KOZA Dermatologia.