Tratamento da Alopécia
O tratamento sistêmico atual consiste justamente em bloquear a produção do hormônio DHT, através da finasterida (comprimido via oral). Este bloqueio é parcial (70%). O hormônio DHT, o principal responsável pela calvície masculina, é o menos importante para as características sexuais masculinas. No homem, o principal hormônio responsável pelas características sexuais, bem como pela produção de esperma e pela libido é a testosterona, que não é afetada com o uso destes medicamentos. A finasterida (princípio ativo do tratamento) age bloqueando a enzima responsável pela conversão da testosterona em DHT, que é a 5-alfa-redutase. Já existem drogas capazes de bloquear 99% dessa conversão, como a Dudasterida.
Suplementos vitamínicos, ferro, hormônios tireoidianos e outros são prescritos de acordo com a causa de cada paciente.
O 17-alfa-estradiol, tem uma ação semelhante à finasterida, (bloqueando a conversão de testosterona em DHT), mas é de uso tópico apenas.
Ao lado das medicações de ação “anti-hormonal” temos outras de ação local, como o consagrado Minoxidil e a inovadora Latonoprosta. Essas medicações tópicas podem ser utilizadas separadamente ou associadas, dependendo de cada caso. O minoxidil, mais recentemente, vem sendo usado de maneira sistêmica (via oral) com ótimos resultados.
Outras loções, shampoos, e até mesmo dispositivos de LED podem ser associados dependendo da necessidade individual de cada paciente.
Encontre a Koza
Rua Dr. Renato Paes de Barros, 714
13º andar | Itaim Bibi | São Paulo
11 94240.1188 | 11 3168.3883
koza@kozadermatologia.com.br
→ Clique e agende sua consulta pelo WhatsApp
Encontre a Koza
Rua Dr. Renato Paes de Barros, 714
13º andar | Itaim Bibi | São Paulo
11 94240.1188 | 11 3168.3883
koza@kozadermatologia.com.br
→ Clique e agende sua consulta pelo WhatsApp
Responsável técnico: Dra. Paola Pomerantzeff – Dermatologia – CRM 115941 /RQE 29608 © 2023 KOZA Dermatologia.